Exames de sangue em cães: quando pedir e o que avaliar?

· 5 min read
Exames de sangue em cães: quando pedir e o que avaliar?

Gatos são considerados pets bem higiênicos, e isso é uma ótima qualidade visto por muitos tutores. Afinal, com os felinos não é necessário ensinar onde eles devem fazer suas necessidades, porque naturalmente vão buscar a caixa de areia. Para tratar o sangue no xixi do gato, é primordial ter o diagnóstico correto em mãos, só assim o veterinário saberá a verdadeira causa do problema. Além do exame físico, é possível que o veterinário precise de exames laboratoriais e de imagem como urinálise, hemograma, ultrassom, raio X e tomografia. A cor do xixi do gato pode ser um indicativo sobre a saúde do seu pet, por isso, é sempre bom ficar atento à caixa de areia dele para  identificar anormalidades e procurar um veterinário. Ver o gato fazendo xixi com sangue deixa qualquer tutor assustado, mas existem diversas causas que podem provocar esse problema. – Assim, você pode oferecer um atendimento mais completo e eficaz aos seus pacientes.

Siglas e parâmetros da hematologia veterinária

Não perca esta oportunidade de aprimorar seus conhecimentos na área da medicina veterinária. Ao finalizar o curso, você terá a capacidade de relacionar a história clínica ao diagnóstico. Essa capacidade é fundamental para oferecer um atendimento completo e eficaz aos pacientes. A pCO2 do ar ambiente é extremamente baixa e o contato do sangue com o ar, ou a presença bolhas no interior da seringa, provoca a diminuição da pCO2 da amostra, através da passagem do CO2 desta para o meio ambiente. Já a pO2 do ar ambiente é maior que a do sangue arterial ou venoso, e através da difusão do O2, a pO2 da amostra pode aumentar se exposta ao ar ou na presença de bolhas no interior da seringa. A maior parte das reações químicas do organismo é dependente da manutenção da quantidade de hidrogênio (H+) dentro de limites bem estreitos. Portanto, fora desses limites, as enzimas que catalisam essas reações deixam de funcionar de modo adequado, colocando a vida do paciente em risco.

Contatos

A regulação da concentração plasmática do potássio é feita principalmente pelos rins; 90% a 95% é excretado pela urina e 5% a 10% pelas fezes, suor e saliva, sendo que a aldosterona é o hormônio que participa dessa regulação. Quem irá determinar se é preciso realizar um determinado exame laboratorial é o médico veterinário. Em geral, os exames são solicitados quando o animal está apresentando sintomas ou comportamentos atípicos, mas também podem ser realizados em caráter preventivo, durante check-ups, por exemplo. Portanto, a partir do laudo dos exames laboratoriais, o veterinário poderá chegar a uma conclusão rapidamente e, portanto, iniciar o tratamento imediato, o que em muitos casos pode salvar a vida do animal enfermo.

Exame de Sangue Veterinário: importância da boa coleta

Em cães e gatos, quando se deseja a avaliação da oxigenação sanguínea, o sangue a ser analisado deverá ser de origem arterial, e o local de escolha para a punção é a artéria femoral. O procedimento é relativamente simples de ser realizado em cães sem qualquer tipo de sedação, porém, esse procedimento torna-se um pouco dificultoso em gatos. Quando forem necessárias mais informações ou parâmetros mais específicos, como, por exemplo, vitaminas ou hormônios da tireóide, o veterinário enviará a amostra para um laboratório externo. Além disso, existem kits no mercado que permitem, a partir de uma gota de sangue, detectar a presença de doenças como o parvovírus canino.

Por que os Exames de Sangue são Importantes?

No entanto, o exame também deve ser solicitado antes de um procedimento médico ou cirúrgico. Isso, para avaliar o quadro clínico, detectar distúrbios hemorrágicos, garantir segurança na operação e evitar complicações desnecessárias. Assessoramos os veterinários no processo de transfusão e na interpretação de exames.  exames de cachorro  exames laboratoriais nas áreas de hematologia, microbiologia, bioquímica sérica, urinálise, biologia molecular, parasitologia, citologia e hormonais. Esse pequeno manual tem como objetivo ajudar o Clínico Veterinário a interpretar os resultados dos exames de gasometria e eletrólitos sanguíneos realizados pelo Laboratório Santé. De fato, é fundamental que os laboratórios veterinários sejam realizados em equipamentos modernos e eficientes, para fornecer resultados precisos e que atendam a esse público diferenciado e exigente.

Um HC abrangente é a chave para obter melhores resultados

Nesses casos, a hipocapnia está presente, e como mecanismo compensatório, o organismo pode aumentar a excreção renal de HCO3–, sendo que para cada 1,0 mmHg de diminuição da pCO2, pode haver a redução de 0,25 a 0,55 mEq/L de HCO3–. Quando os valores plasmáticos de HCO3– estão diminuídos, podemos suspeitar que o paciente encontra-se com acidose metabólica (acompanha acidemia com hipercloremia ou normocloremia) ou com alcalose respiratória parcialmente compensada (acompanha alcalemia e hipocapnia). O aumento da concentração plasmática de sódio (hipernatremia) é resultante do aumento de sua ingestão, ou diminuição do consumo e perda excessiva de água. Ao contrário, a diminuição da concentração plasmática de sódio (hiponatremia) resulta do aumento de sua perda ou hiperidratação. As principais causas da falta de apetite em cães e gatos, podem ser as doenças virais — como cinomose e parvovirose, dentre outras — e os distúrbios digestivos. Dentre os problemas causados por disfunção no fígado, está a hepatite, que pode ser identificada pela perda de peso, falta de apetite e icterícia, mas que só pode ser confirmada com base nos laudos de exames laboratoriais. O Laboratório Anclivet dá apoio ao diagnóstico de veterinários desde 2006.Nossa essência é baseada na qualidade técnica de uma equipe de profissionais liderados pela Dra.

  • O grau de ansiedade do tutor também pode causar certa instabilidade na concentração da equipe no momento da coleta.
  • A inquietação em um animal de estimação pode ser, muitas vezes, apenas sintoma de energia acumulada.
  • Ideal para clínicas e hospitais veterinário que buscam agilidade, facilidade, acurácia e padronização dos resultados de bioquímica sérica, urinária e eletrólitos.
  • Principalmente em casos em que o animal está desnutrido, pois o acesso se torna ainda mais difícil.

Após a coleta a amostra deve ser acondicionada em tubo específico com EDTA e ser mantida sob refrigeração até a sua análise. É um teste acessível, de rápida obtenção e que pode nos dar informações importantes sobre anemias, inflamações, coagulopatias ou mau funcionamento da medula óssea muito antes do animal apresentar algum sintoma. Graças a hematologia veterinária, é possível obter respostas para a origem do problema, entender sua gravidade e oferecer respostas para os questionamentos que surgem quando um animal apresenta sintomas de alguma doença, principalmente as mais graves. Na série eritrocitária avaliamos a quantidade total dehemácias, a dosagem de hemoglobina, hematócrito, índices hematimétricos e a avaliação morfológica. Após o preenchimento da seringa com 1,5 mL de sangue, todas as bolhas de ar devem ser retiradas e a agulha deve ser lacrada ou entortada para que seja evitado o contato com o ar. A amostra é submetida à homogenização na própria seringa, através de sua rolagem entre as palmas das mãos. Cerca de 90% do CO2 plasmático, sob ação da enzima anidrase carbônica, transformam-se em ácido carbônico, que a seguir se ioniza, formando o ânion bicarbonato (HCO3–). O dióxido de carbono (CO2) é o único ácido que pode ser exalado pelos pulmões, e apesar do CO2 não ser um ácido, ele é interpretado como tal, devido à formação do ácido carbônico após sua combinação com água. Aproximadamente 5% do total de CO2 transportado pelo sangue ocorrem na forma de solução física no plasma, dependendo diretamente da pressão parcial de CO2 (pCO2) existente. A determinação da pCO2 é útil para a identificação e determinação da gravidade de desequilíbrios respiratórios ácido-básicos (acidose ou alcalose respiratória).